SAIBA QUANDO FAZER O TRATAMENTO DE PERIODONTIA
As doenças bucais de origem periodontal (significa: em torno do dente) são infecto-inflamatórias, que agridem os tecidos de suporte e da sustentação dos dentes, essas são as principais causas da perda dos dentes em adultos e podem acometer crianças também.
O tratamento de periodontia é comum, mas também bastante evitável. Na maioria dos casos são causadas por má higiene bucal e hábitos alimentares inadequados. Por adiarem o tratamento, a gengivite infecciosa passa para os ligamentos dos ossos que dão suporte aos dentes, com a perda do suporte, pode deixar dentes soltos que podem até cair. Apesar de não ser muito comum na infância, o índice aumenta na adolescência.
O tratamento de periodontia é silencioso e por vezes indolor, se instala nos dentes como a famosa placa bacteriana, além das causas elencadas, podendo estar relacionadas a doenças como artrites reumatoides, fumo, diabetes, estresse, entre outras alterações. Nesses casos, necessita-se com urgência o tratamento de periodontia, diferenciada da gengivite pela estrutura dos dentes, idade e outros fatores como a gravidez, tabagismo e casos de antecedentes familiares que apresentaram periodontite.
SINTOMAS QUE LEVAM AO TRATAMENTO DE PERIODONTIA
Os sintomas para tratamento de periodontia podem incluir as gengivas inchadas, avermelhadas e sensíveis, além de:
Aftas na boca;
A presença de tártaro nas placas bacterianas;
Halitose;
Sangramento nas gengivas durante a escovação e uso do fio dental;
Retração das gengivas, impressão de dentes mais compridos;
Bolhas de pus entre a gengiva e o dente.
TRATAMENTO É ESSENCIAL NA PERIODONTIA
A visita ao profissional é essencial ao tratamento de periodontia, para que seja traçado um diagnóstico correto e exames complementares, como: exames clínicos, radiográficos e a palpação das bolsas periodontais, para análise do histórico da doença. São essenciais para o resgate da saúde bucal do paciente.
Para início de tratamento de periodontia, o profissional inclui a limpeza profissional geral e entre as bolsas que se apresentam ao redor dos dentes, evitando danos aos ossos circundantes, pelo fato das infecções e inflamações afetarem o processo de limpeza, tornando-se dolorosa pela sensibilidade local que não é anestesiada, ou pelo acúmulo de tártaro calcificado.
Para casos mais graves de tratamento de periodontia, é recomendada a cirurgia para que ocorra a redução da bolsa periodontal, onde o profissional expõe as raízes dos dentes, objetivando uma limpeza eficaz de toda a área que foi afetada.