Tudo sobre tratamento de canal
O tratamento de canal é um dos procedimentos mais buscados nos consultórios odontológicos e é, na maioria dos casos, resultado de cáries não tratadas. Por isso, quando o paciente procura o dentista, ele já apresenta um quadro inflamatório e infeccioso na polpa dentária e, devido a isso, sensibilidade e dor agudas na região.
Se por um lado, não tratar a cárie pode resultar na inflamação da polpa dentária e a consequente necessidade de realizar o tratamento de canal, ignorar o processo inflamatório ou mascará-lo com analgésicos acarreta na perda do dente, além da possível formação de abscessos e riscos à saúde causados pela automedicação.
Como é feito o tratamento de canal
O canal está situado na parte interna do dente, próximo às raízes e no final da polpa. Quando os ácidos produzidos pelas bactérias não removidas pela escovação corroem o esmalte e a dentina, eles chegam à polpa, que ao inflamar dentro da cavidade do dente, provoca a dor.
Muitos pacientes temem o tratamento de canal por achar que ele é doloroso, porém, nada mais sofrível do que permanecer com a inflamação ou, pior, perder um dente. Ademais, é preciso pontuar que não existem tratamentos caseiros para o canal, é preciso ir ao dentista.
O tratamento de canal, portanto, se dá da seguinte forma:
- Por meio do exame da arcada dentária e diagnóstico por imagem (raios-x, por exemplo), o dentista identifica quais dentes foram afetados e, para maior conforto do paciente, aplica anestesia local;
- Com ajuda de instrumentos como pá e broca, o profissional acessa o interior do dente e retira toda a polpa inflamada. Pode ocorrer de os nervos também estarem mortos, nesse caso, é comum que os pacientes não sintam dores durante a inflamação;
- Por fim, ele aplica medicamentos e soluções a fim de matar as bactérias e limpar o dente, que é obturado a fim de recuperar sua aparência saudável, evitar o acúmulo de alimentos e a sensibilidade.
Prevenção e tratamento de canal
Para evitar a ocorrência de canal e cáries é preciso ir regularmente ao dentista, além de fazer limpezas ao menos uma vez ao ano, por isso, o mais recomendado é contar com os planos dentários da Ideal Odonto.
Devido à excelente rede credenciada e profissionais éticos e humanizados, os pacientes segurados pela Ideal Odonto usufruem a melhor prestação de serviço, além de total cobertura para exames, tratamento de canal, cirurgias a atendimento de urgência e emergência.