CUIDADOS ESPECIAIS PARA TIRAR DENTE DO SISO
As dúvidas sobre o que fazer para tirar dente do siso são a perguntas mais frequentes nos consultórios dentários, o medo do procedimento também é um fator de preocupação, gerando muita polêmica em torno da extração do dente do siso.
Por ser uma cirurgia muito temida pelos pacientes, quando é preciso retirar dente do siso, recomenda-se sempre a consulta com um especialista cirurgião buco-maxilo-facial para um diagnóstico correto dos terceiros molares, ou popularmente chamados de dente do juízo.
Geralmente, a cirurgia para tirar dente do siso é realizada no consultório dentário com toda estrutura para os procedimentos e o conforto do paciente, garantindo que o pós-operatório seja com menos dores e sofrimento. Os dentes do siso costumam eclodir entre 16 a 21 anos, podendo trazer inflamações nas gengivas, incômodos dolorosos, e dificuldade para a higienização no alcance da escova. Considerado desnecessário na arcada dentária, é muito comum a indicação para tirar dente do siso.
SINTOMAS GRAVES PARA TIRAR DENTE DO SISO SÃO:
Inflamação da gengiva ao redor do dente;
Dificuldades na mastigação com dores;
Dificuldade ao abrir e fechar a boca ou para engolir;
Quadro de febre com temperatura acima de 37,9 °C.
QUANDO É PRECISO TIRAR DENTE DO SISO
Na eclosão dos sisos que alteram a arcada dentária, prejudicando a mordida e a fala;
Traumas ou desalinhamento dos dentes por pressão ou empurramento dos dentes vizinhos;
Mau posicionamento do dente do siso nos maxilares, nascimento ou não dos dentes do siso inclusos ou semi-inclusos, pela falta de espaço;
A cárie recorrente com infecções e inflamações podendo ocasionar a periodontite grave.
Para o procedimento de tirar dente do siso são prescritas medicações a critério do cirurgião buco-maxilo-facial, para garantir que o paciente não sinta dores durante a cirurgia. Ela é realizada em ambiente hospitalar contando como toda infraestrutura e com profissional especializado, garantindo toda segurança ao paciente.
Para a recuperação pós cirurgia de tirar dente do siso, é preciso muito repouso, ingestão de comidas leves e fáceis de mastigar, seguir corretamente o uso das medicações prescritas pelo cirurgião dentista para não ocorrer infecções e inflamações ou dores, trazendo o conforto ao paciente. Nem sempre é necessário retirar dente do siso, podendo ser extraídos apenas quando causam os problemas mencionados.