QUANDO OCORRE A RETIRADA DO SISO?
Quando pensamos na retirada do siso, as dúvidas mais frequentes nos consultórios dentários são de que se há mesmo a necessidade da extração do dente do siso e se a cirurgia é muito dolorida. A retirada do siso, que são os terceiros molares ou popularmente chamados de dente do juízo, costuma ser polêmica.
A visita ao profissional dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial, especializado em retirada do siso e é indicada, para uma análise de exames. São realizados geralmente entre 16 a 21 anos, antes (dentes inclusos) ou depois que os dentes nascem, por serem considerados desnecessários na arcada dentária, geram muitos incômodos de dor entre a maioria dos casos relatados.
A cirurgia de retirada do siso é muito temida pelos pacientes, e precisa ser feita com muita cautela em ambiente hospitalar, por um profissional especializado, proporcionando toda estrutura para o sucesso do procedimento e o conforto do paciente, garantindo um pós-operatório com menos dor e chances de sofrimento.
A RETIRADA DO SISO É INDICADO QUANDO:
Ocorre dificuldades de higienização dos dentes na hora da higiene bucal diária, com o difícil acesso da escova;
Ocorre perda do alinhamento dos dentes por pressão, que acaba empurrando os dentes vizinhos, traumas;
Quando os sisos eclodem motivando alterações na boca que pode prejudicar a mordida e a fala;
Dentes inclusos ou semi-inclusos, nascem ou não nascem pela falta de espaço ou por mau posicionamento dentro dos maxilares;
Cárie recorrente com inflamações, infecções e doença periodontal grave;
Quando o siso causa muitas dores na face, mandíbulas e ouvidos.
OS PROCEDIMENTOS PARA A RETIRADA DO DENTE
Para um melhor resultado e favorecimento do prognóstico cirúrgico, se recomenda a retirada do siso entre 16 e 18 anos de idade quando as raízes do dente do siso ainda não se completaram facilitando a retirada do siso, sem chances de riscos ao paciente.
São prescritas medicações antes da cirurgia para controle da dor, ansiedade e infecções como prevenção, para caso a sedação passe durante a cirurgia de retirada do siso, fazendo com que o paciente sinta dores. Ao iniciar a retirada do siso é feita uma anestesia local no dente, iniciando a incisão na pele gengival para visualizar o dente, que guia a extração. Feita a retirada, é iniciada a limpeza de restos ou pedaços do dente dentro da cavidade, finalizando com uma sutura local. Recomenda sempre que o paciente tenha um acompanhante no dia da cirurgia.