A raspagem gengival como tratamento para retirada do tártaro
Estar com a saúde bucal em dia não é somente para manter a estética bucal alinhada, mas sim para que outros problemas na saúde como um todo sejam evitados. Para isso é necessária a realização de consultas com o dentista e tratamentos odontológicos como a raspagem gengival. Não sabe do que se trata a raspagem gengival? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é o procedimento de raspagem gengival?
A raspagem gengival é um tratamento odontológico que tem como objetivo principal retirar todo o tártaro que se encontra presente na superfície dental, entre os dentes e a gengiva.
Esse tipo de tratamento é muito importante, visto que quando o tártaro acumula-se nos dentes, ele pode causar a inflamação da gengiva, que causa a gengivite e problemas mais sérios como a periodontite que pode levar a perda dentária.
Como é feita a raspagem na gengiva?
O procedimento de raspagem gengival pode ser feito em uma ou mais sessões, tudo irá depender da gravidade do acúmulo de tártaro e do nível de inflamação das gengivas. Para que a raspagem gengival seja feita da melhor maneira possível, o periodontista utiliza um equipamento de ultrassom e um instrumento chamado de cureta periodontal.
É importante ressaltar que a raspagem gengival é classificada em dois tipos, onde cada um corresponde ao nível de gravidade de cada caso. Os tipos de raspagem gengival são os seguintes:
- Raspagem supragengival: É a mais utilizada e retira todo o tártaro da parte visível do dente. Esse tipo de raspagem gengival é indicada para os casos onde não há bolsa periodontal, ou seja, quando o osso que está ao redor do dente ainda não começou a sofrer um processo de perda óssea. A raspagem supragengival é indicada para os casos de gengivite.
- Raspagem subgengival: É o tipo de raspagem que retira o tártaro que está localizado abaixo da linha da gengiva, onde já ocorreu a reabsorção do osso de suporte do dente. Esse tipo de raspagem gengival é indicada para os casos de periodontite.
Para evitar o tratamento de raspagem gengival o recomendado é que sejam realizadas, no mínimo, duas consultas anuais com o dentista, pois ele é que irá diagnosticar e prevenir casos em que é necessário esse tipo de intervenção. Por isso procure profissionais qualificados e mantenha sempre uma boa saúde bucal.