PLACA BACTERIANA NO DENTE: ENTENDA COMO TRATAR
A placa bacteriana no dente é uma película pegajosa e incolor, formada por bactérias e açúcares que se formam sobre os dentes. Ela é a principal causa de cáries e gengivite, se não for retirada diariamente durante a escovação e higienização com fio dental, pode progredir e formar o tártaro.
A placa bacteriana no dente está presente na boca de todas as pessoas, elas aproveitam os nutrientes presentes nos alimentos ingeridos e aqueles que constam na saliva para se desenvolver. Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem se associar as bactérias existentes na placa bacteriana para liberar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e causam a sua deterioração, o que pode causar cáries. As bactérias existentes na placa bacteriana do dente também podem contribuir para a doença das gengivas, como a gengivite.
DIFERENÇA ENTRE PLACA BACTERIANA NO DENTE E TÁRTARO
O tártaro nos dentes é um tipo crosta que pode causar manchas e levar à descoloração dos dentes. O tártaro dentário forma-se quando a placa bacteriana no dente residual na superfície dos dentes reage aos minerais presentes na saliva. Apenas um dentista poderá remover o tártaro, mas é possível preveni-lo de forma ativa com uma rotina de escovação correta.
EVITE A FORMAÇÃO DE PLACA BACTERIANA NO DENTE
Não é difícil evitar a placa bacteriana no dente. É necessário seguir alguns procedimentos simples no dia a dia. Confira na lista abaixo:
Escovar bem os dentes (no mínimo três vezes ao dia) para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos dentes;
Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que fica instalada entre os dentes e gengiva, lugares que a escova de dente não alcança;
Evitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido.