Tudo sobre ortopedia facial
Ainda que muitas pessoas não conheçam, existe um ramo da odontologia chamado ortopedia facial que serve para solucionar os desequilíbrios ósseos e também musculares dos maxilares superiores e inferiores. Por meio desse tratamento, o paciente consegue melhoria em funções como mastigação, respiração e fonética.
A ortopedia facial atua diretamente nos ossos e geralmente é realizada com aparelhos removíveis. No entanto, especialistas indicam que esse procedimento é mais eficiente no período de crescimento, então, recomenda-se que crianças com problema de alinhamentos dos maxilares deem início ao tratamento.
Quando é necessário fazer a ortopedia facial?
No geral, existem duas origens para esse tipo de problema: os fatores genéticos e as mudanças na boca devido à falta de estímulos mastigatórios e problemas respiratórios. Os problemas bucais mais comuns que necessitam da ortopedia facial são:
- Mordida cruzada;
- Apinhamento dos dentes;
- Mordida aberta;
- Crescimento em excesso da mandíbula;
- Crescimento insuficiente da mandíbula.
Sintomas dos pacientes
Dentistas apontam que os principais sintomas que os pacientes possuem antes de realizar a ortopedia facial são:
- Mastigar só de um lado da boca;
- Estalos na boca;
- Mastigar com a boca aberta;
- Dores ao mastigar;
- Dificuldade em triturar alimentos;
- Respiração pela boca.
Fazer ou não a ortopedia facial?
Em adultos que se identificam com os sintomas que necessitam da ortopedia facial, talvez o dentista não recomende tal tratamento, já que ele pode não ser tão eficiente nesse caso. No entanto, outras opções são o tratamento ortodôntico, que possui ampla variedade de aparelhos, e/ou a cirurgia ortognática, também chamada de cirurgia bucomaxilo facial, que serve para reposicionar os maxilares a fim de trazer harmonia facial, possibilitando melhoria nas funções mastigatórias, respiratórias e fonéticas.
Já nos casos de crianças que possuem os sintomas e se encaixam nos casos de necessidade da ortopedia facial, o tratamento pode proporcionar um resultado satisfatório. A assistência odontológica Ideal Odonto possui um convênio voltado para crianças de até 7 anos, chamado Odonto Kids, que pode acompanhá-las durante essa fase de crescimento. Com isso, torna-se possível realizar o acompanhamento e tratamento da má oclusão e a solução por meio da ortopedia facial com o aparelho removível.