CIRURGIA ORTOGNATICA CLASSE II E SUAS INDICAÇÕES
A cirurgia ortognatica classe II é um procedimento indicado para corrigir o posicionamento do queixo em pacientes que apresentam deformidades congênitas ou adquiridas. Nesse caso, as classes são utilizadas para classificar o quadro do paciente de acordo com a posição de sua arcada dentária. Determinar se o caso é de classe I, II e III é fundamental para indicar o tratamento adequado, que pode ser cirúrgico ou não.
Os pacientes da classe I possuem um bom encaixe entre as duas arcadas, enquanto os de classe II possuem uma arcada superior mais à frente do ideal, gerando um degrau entre os incisivos. Há ainda os pacientes de classe III, que possuem a parte inferior da mandíbula maior. Assim, a cirurgia ortognatica classe II, também chamada de mentoplastia, consiste no aumento do queixo para equilibrar a face.
QUANDO A CIRURGIA ORTOGNATICA CLASSE II É NECESSÁRIA
A cirurgia ortognatica classe II é necessária nos casos em que prejudica a vida social e autoestima do paciente e também funções bucais como a mastigação, respiração e fala. A classe II se caracteriza por uma aparência “dentuça”, por conta do efeito de queixo retraído e dentes superiores pronunciados. Por essa razão, muitos pacientes buscam a cirurgia ortognatica classe II para recuperar sua autoconfiança e melhorar a estética.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar e só pode ser feito após os 17 anos, com os ossos da face totalmente desenvolvidos. Para garantir o sucesso da cirurgia ortognatica classe II o paciente deve tomar os seguintes cuidados:
- · Tomar todas as medicações prescritas pelo cirurgião bucomaxilofacial, para evitar qualquer infecção ou inflamação;
- · Utilizar corretamente o aparelho ortodôntico, se orientado;
- · Evitar qualquer tipo de esforço e não ficar exposto ao sol;
- · Realizar a fisioterapia conforme indicado pelo profissional.
IDEAL ODONTO – PREVENÇÃO E TRATAMENTO ODONTOLÓGICO
Os tratamentos odontológicos ficaram mais acessível com os planos da Ideal Odonto, uma empresa dedicada a ampliar o acesso à saúde bucal de qualidade no Brasil. Seus planos cobrem os principais procedimentos do consultório odontológico, como exames, consultas, obturações, limpezas, extrações e tratamentos diversos, além de colocação de aparelhos e manutenções.