ODONTOLOGIA PREVENTIVA PARA UM SORRISO SAUDÁVEL
Apesar de atualmente existir uma maior conscientização sobre a saúde bucal, a odontologia preventiva ainda é remotamente citada, e a conscientização de que manter dentes saudáveis podem fazer com que doenças (não só as bucais) sejam evitadas sem deixar que anomalias mais graves afetem a boca, ainda não estão completamente estabelecidas na sociedade.
Essa é uma realidade que preocupa os dentistas, eles que visam o bem-estar e a saúde bucal de seus pacientes que têm mais propensão a ter doenças bucais, e precisam de cuidados redobrados, utilizando a odontologia preventiva. Apesar disso, os planos odontológicos têm apresentado uma alta no mercado brasileiro nos últimos anos, resultado de maior consciência da população.
As dúvidas são muitas na hora de escolher um plano odontológico para colocar em prática a odontologia preventiva, que a princípio, precisa levar em consideração as necessidades do paciente em questão, além da tecnologia utilizada pelos planos de saúde bucal, que deve ser bem escolhido, já que os valores não são tão altos como os de um plano de saúde comum, sendo acessíveis a qualquer bolso.
BENEFÍCIOS DA ODONTOLOGIA PREVENTIVA:
Melhora na estética da boca que estará mais saudável;
A odontologia preventiva pode ser uma forma de economizar, já que com um plano de saúde e acompanhamento de um dentista, será muito difícil alguma doença grave afetar os dentes;
Conscientização de ter uma melhor higiene bucal e colocar em prática as escovações diárias após as refeições, uso de fio dental e limpador de língua;
Fácil acesso a consultas de emergência.
PARA QUE SERVE A ODONTOLOGIA PREVENTIVA?
Para ter um sorriso perfeito, algumas ações são necessárias, principalmente por quem está interessado na estética e na saúde bucal. Toda estrutura bucal deve ser incluída nas preocupações com a boca, por isso, a odontologia preventiva é tão importante. Essa é a área da odontologia que pretende cuidar prevenção e da manutenção de doenças que podem afetar os dentes, a gengiva, a língua, a boca no geral.
Apesar disso, a odontologia preventiva ainda pretende evitar o aparecimento de doenças simples, de forma básica, que pode ser feita por qualquer um, como a tão falado higiene bucal. Além de que, com ela, é possível identificar problemas no início e ter um tratamento que faça mais efeito. Entre as doenças que podem comprometer a saúde bucal, estão o mau hálito, as cáries, inflamações na gengiva.