O que é o mau hálito
Também conhecido como halitose, o mau hálito é um dos distúrbios mais comuns que ocorrem no corpo humano. Ele é facilmente captado pelo olfato quando se está próximo de alguém com essa condição.
A situação é na maioria das vezes bastante constrangedora, pois há casos em que o convívio social passa a ser um problema, até mesmo com pessoas próximas.
Ele não tem apenas uma causa, mas várias. Conheça a seguir as principais delas e fique atento para que esse mal não te atinja.
O mau hálito e suas causas
- Doenças no aparelho respiratório, como rinites e resfriados, têm como principal característica o aumento da formação de muco. Quando pequenas partículas dessa substância se prendem aos orifícios das amígdalas, elas causam o mau cheiro que é exalado quando se fala;
- Gastrites, úlceras e refluxo são algumas doenças do aparelho digestivo que contribuem para a halitose. Como o incômodo na região causa falta de apetite, os portadores ficam muito tempo sem se alimentar. Isso faz com que não haja produção de saliva suficiente para combater as bactérias bucais;
- As alterações dos níveis de açúcar no sangue dos diabéticos fazem com que eles exalem mau hálito;
- A falta de higiene bucal ainda é a principal responsável pela presença do mau hálito. Não fazer a limpeza da boca corretamente abre espaço para a proliferação de bactérias que causam cárie, gengivite e muitas outras infecções - o resultado? Halitose.
É possível acabar com o mau hálito de vez?
Depende de onde ele está sendo originado. Se for no estômago, por exemplo, procure um gastroenterologista para fazer o tratamento.
A boa notícia é que nos casos em que o mau hálito é provocado pela falta de bons hábitos de higiene bucal, você pode ser o único responsável pela resolução do problema.Para isso, não abra mão do trio escova-fio dental-enxaguante bucal. Utilizados diariamente após as principais refeições, vão te surpreender.