Limpar tártaro é muito importante para prevenção de problemas bucais graves
Com a característica principal de deixar os dentes com aspecto amarelado ou marrom, o tártaro é um problema bucal muito frequente e que se não tratado logo no inicio, pode causar problemas mais sérios como a perda dentária. Sendo assim, é muito importante limpar tártaro sempre que o mesmo for diagnosticado na cavidade bucal. Quer saber mais? Então continue a leitura e saiba o que é o tártaro e como limpar tártaro.
O que é o tártaro?
O tártaro é o resultado de um acúmulo de placa bacteriana na boca que faz com que haja uma desmineralização dessa placa e com isso a endureça nos dentes, promovendo assim o surgimento do tártaro nos dentes.
A principal característica do tártaro é a sua cor amarela e em alguns casos marrom. Basicamente o tártaro surge sob a gengiva e irrita os tecidos gengivais.
Quando não tratado, o tártaro pode ocasionar problemas bucais mais sérios como as cáries, gengivite e periodontite.
Por ser uma substância muito porosa, o tártaro acaba absorvendo todas as manchas que podem surgir na boca com mais facilidade, caracterizando-se também como um problema estético.
Quais as causas do tártaro?
O tártaro é causado de maneira geral, a partir do acúmulo da placa bacteriana. No entanto, há outros fatores que causam o tártaro, são eles:
- Má higiene bucal;
- Falta do uso de fio dental e enxaguante bucal;
- Cáries;
- Consumo de café, chá;
- Alimentação baseada no consumo de muito açúcar e amido.
Como é possível limpar tártaro?
Após o tártaro fixar-se nos dentes só é possível limpar tártaro no consultório odontológico, visto que quando ele está fixo a sua retirada se torna impossível de ser realizada em casa.
O processo de limpar tártaro é feito pelo dentista e chama-se destartização. Quando é necessária a destartização o procedimento de limpar tártaro é feito com um aparelho ultrassom e demais instrumentos específicos. O procedimento de limpar tártaro no consultório odontológico é feito da seguinte maneira:
- O dentista faz uma raspagem com o uso de uma cureta, a fim de remover a placa bacteriana e o tártaro que estão acumulados nos dentes e nas linhas das gengivas;
- Após é feito um polimento no local que estava acometido pelo tártaro. Esse processo de polimento dificulta um posterior acúmulo de comida;
- Para finalizar é utilizado um jato de bicarbonato que faz com o que processo de limpar tártaro e gengivas se torne completo ao remover as bactérias e permitir que os tecidos da gengiva cresçam de maneira saudável.
Todo o procedimento de limpar tártaro só é possível de ser feito com sucesso no consultório odontológico, nesse sentido é extremamente importante optar por profissionais qualificados a fim de garantir bons resultados e evitar o aparecimento precoce de tártaro nos dentes, além é claro de realizar visitar periódicas de no mínimo duas vezes ao ano, no dentista.