Dicas sobre implante dentário total
Atualmente existem diversas opções para as pessoas que perderam os dentes e desejam recuperar um sorriso completo. O implante dentário total é uma delas, servindo para fixar a prótese removível, comumente chamada de dentadura. A colocação dura cerca de 30 minutos para cada implante e costuma fornecer um resultado satisfatório ao cliente.
Entretanto, esse procedimento ainda não é acessível à maioria da população. Nos consultórios particulares, o preço pode chegar até R$16.000 por implante importado. Por isso, a melhor recomendação é cuidar adequadamente da saúde bucal para não ocorrer a perda dentária.
Como é o implante dentário total?
Também chamado de overdenture, esse procedimento é o mais recomendado para fixar dentaduras. O dentista insere dois implantes no maxilar inferior para que a prótese não fique oscilando dentro da boca.
Para encaixar a prótese no implante dentário total, coloca-se um dispositivo cuja extremidade é uma bola. Já na prótese, é inserido um "O-ring" e, dessa forma, ocorre a estabilidade entre a dentadura e o implante dentário total.
Exames pré-operatórios
Antes de fazer a cirurgia de colocação do implante dentário total, o paciente precisa realizar uma série de exames para que o dentista avalie se ele pode fazer o procedimento. Geralmente, os exames pré-operatórios pedidos pelo profissional são:
- Tomografia computadorizada para saber exatamente a largura e altura do osso;
- Radiografia panorâmica para que o dentista analise a altura óssea do local onde será feita a cirurgia;
- Exames complementares, como exames de sangue para verificar possíveis alterações.
Além disso, antes de realizar esse procedimento, é essencial que o paciente esteja com a saúde bucal em dia. Logo, ele não deve apresentar inflamações na gengiva, cárie superficial no dente, tártaro, cárie no canal e outros problemas bucais. Dessa forma, recomenda-se contratar convênio de uma assistência odontológica que faça a cobertura dos procedimentos odontológicos pré-operatórios necessários.
Com a Ideal Odonto, o cliente pode escolher um dos três planos existentes (Kids, Quality e Orto) e realizar os procedimentos necessários antes da cirurgia do implante dentário total. Os convênios odontológicos estão disponíveis em todo o país e podem ser adquiridos por pessoas de variadas idades.