EXTRAÇÃO DE DENTE: QUANDO É NECESSÁRIA
Com a tecnologia a favor do ramo da medicina odontológica, traz vantagens cada vez mais confortáveis e avanços técnicos e estéticos, facilitando até mesmo a extração de dente, que agora fica como último recurso a ser recomendado pelo dentista, sendo somente em casos extremos. A sedação, por exemplo, é mais eficaz com anestesias avançadas e potentes, superando o desconforto com técnicas odontológicas inovadoras que propiciam bem-estar ao paciente.
A recomendação pela extração de dente é feita pelo cirurgião dentista. Geralmente, as causas mais comuns são provocadas por problemas de trauma e acidentes, além da posição incorreta da dentição, que podem ser revertidas se diagnosticadas com certa antecedência.
A extração de dente é mais comum nos adultos que, normalmente, possuem diversos problemas dentários acumulados. Nas crianças, é mais comum nos dentes decíduos (dente de leite) ou em alguns casos e circunstâncias extremas. Em casos específicos como o dente do siso, recomenda-se a exodontia de um ou mais dentes na mesma cirurgia (caso de exodontia múltipla), sem contraindicação para as pessoas com quadro saudável.
QUANDO FAZER A EXTRAÇÃO DE DENTE:
Por fratura na raiz, dente quebrado ou partido;
Na ocorrência de necrose pulpar;
Na constatação de mobilidade acentuada nos dentes, decorrente de periodontite avançada;
Se o dente do siso está na arcada incluso ou semi-incluso;
Intervenção ortodôntica da arcada dentária para alinhar os dentes, podendo extrair um ou mais dentes.
COMO É A EXTRAÇÃO DE DENTE DOENTE
Os procedimentos para a extração de dente ocorrem em ambiente hospitalar, iniciando-se com a sedação local, em que o paciente pode optar por mais uma medicação para controle de ansiedade, além dos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos recomendados por análise do cirurgião dentista para as diversas extrações antes da exodontia.
Na cirurgia, o procedimento conta com potentes analgésicos de aplicação local e confortável, por vezes, o gel anestésico de uso tópico pode ser aplicado para que o paciente não sinta as finas agulhas. Para o pós-cirúrgico da extração de dente, o recomendado para aliviar as dores são os analgésicos, os anti-inflamatórios e antibióticos prescritos pelo dentista na prevenção de inflamações e infecções.