ESPECIALISTA EM CANAL DENTÁRIO: O QUE ELE FAZ
O especialista em canal dentário é o profissional que realiza o tratamento de canal com o objetivo de tratar cárie em processo avançado e problemas relacionados, como por exemplo, algumas doenças que afetam a polpa do dente. Identificada como um tecido mole com nervos, a polpa dentária possui vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, encontrados no interior do dente e que se estendem da coroa dentária até a ponta da raiz dentária. A raiz dentária está inserida dentro do osso da maxila ou na mandíbula.
Um especialista em canal dentário só pode recorrer ao procedimento, geralmente, quando o paciente apresentar fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir a entrada de bactérias na polpa e causar infecção dentro do dente, sem contar que essas bactérias podem chegar até a corrente sanguínea, causando doenças graves no corpo humano, inclusive no coração.
COMO ACONTECE O TRATAMENTO NO ESPECIALISTA EM CANAL DENTÁRIO?
O especialista em canal dentário aplica anestesia local para abrir o dente comprometido e retirar a polpa infeccionada, em seguida faz a limpeza do local, desinfetando todo canal, para receber o material que protegerá o dente. É possível realizar o procedimento em um único dia ou pode levar de três a quatro sessões, dependendo da extensão da fratura e de como as raízes foram comprometidas.
Sintomas apresentados que pedem um tratamento com especialista em canal dentário:
Ter dor constante nos dentes;
Quando a pessoa deita-se ou toma algo quente ou gelado, sente mais dores;
Dente inchado e aparecimento de feridas.
Ao identificar um ou mais dos sintomas listados acima, é imprescindível procurar um especialista em canal dentário para que o profissional identifique a lesão e o melhor tratamento.
QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO FEITO PELO ESPECIALISTA?
Seguir todas as recomendações feitas pelo especialista em canal dentário é muito importante: cuidar dos dentes, gengivas e fazer visitas periódicas ao dentista podem fazer o tratamento durar a vida toda.
Para evitar passar pelo procedimento, vale lembrar duas recomendações feitas com frequência pelo especialista em canal de dentário: o uso do fio dental e a escovação caprichado dos dentes após todas as refeições.