ESPECIALISTA EM CANAL DE DENTE: SAIBA MAIS
O tratamento feito com o especialista em canal de dente é um dos que despertam mais medo nos pacientes. O objetivo é tratar uma cárie em processo avançado e problemas relacionados à polpa dentária. No passado, os dentes com esses tipos de problemas eram extraídos. Hoje, um especialista em canal de dente tem a possibilidade de tratar salvar o dente.
A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, encontra-se no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária. A raiz dentária, está inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula.
Um especialista em canal de dente recorre ao procedimento de canal quando o paciente apresenta fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir a entrada de bactérias na polpa e causar infecção dentro do dente.
COMO É FEITO O TRATAMENTO PELO ESPECIALISTA EM CANAL DE DENTE?
O especialista em canal de dente aplica uma anestesia local para abrir o dente comprometido e retirar a polpa infeccionada, o próximo passo é fazer a limpeza do local, desinfetando o canal, para poder receber o material que protegerá o dente.
O tempo que o especialista em canal de dente precisa para finalizar o procedimento é variável, pois vai depender da extensão da fratura e de como as raízes foram comprometidas. É possível realizar o procedimento em um único dia ou pode levar de três a quatro sessões.
Existem alguns sintomas que o paciente pode apresentar quando há a necessidade de recorrer a um tratamento com um especialista em canal de dente. Confira:
Dor intensa (em caso de lesão aguda);
Sentir o local do dente latejar;
Dor contínua que pode piorar ao deitar ou ingerir líquido quente ou gelado (dependendo da lesão);
Inchaço ou aparecimento de feridas na região do dente afetada.
É importante procurar um especialista em canal de dente ao identificar um ou mais dos sintomas listados acima, para que o profissional identifique a lesão e o melhor tratamento.