Tudo sobre enxerto de osso para implante dentário
Existem alguns pacientes que precisam fazer o enxerto de osso para implante dentário, porque não possuem uma região óssea suficiente para receber o implante, tornando-se necessário a realização do enxerto de osso. No entanto, existem diferentes tipos de enxerto e implante, então apenas o dentista pode escolher o melhor para seu caso.
A cirurgia de enxerto de osso para implante dentário é uma opção altamente recomendada para quem perdeu os dentes e deseja recuperar um sorriso completo. Por outro lado, essa não é uma cirurgia acessível financeiramente e também não é feita por convênios odontológicos, portanto, o paciente deve estar ciente que desembolsará uma quantia considerável para realizar o procedimento.
Como é feito o enxerto de osso para implante dentário?
A cirurgia do enxerto de osso para implante dentário é feita no paciente já anestesiado, cujo objetivo é preencher a região óssea perdida ou danificada. Geralmente esse procedimento é feito através da retirada do osso de uma região, frequentemente a mandíbula do paciente, e logo depois é colocado no local onde houve a perda de osso.
Já na fase do implante, o dentista insere um parafuso de titânio, que é o implante dentário, desde a raiz do dente até a mandíbula. Após esse procedimento, espera-se um tempo entre 3 e 6 meses para inserir a prótese, pois o tecido ósseo da região precisa se ligar ao implante para que ocorra a fixação dos dentes implantados.
Tipos de enxerto de osso para implante dentário
O dentista pode escolher um dentre os três tipos de enxerto de osso para implante dentário existentes:
- Alógenos: ossos doados por outra pessoa;
- Autógenos: ossos removidos do paciente;
- Xenógenos:ossos de outra espécie, frequentemente bovina.
Ainda que o resultado do enxerto de osso para implante dentário seja bastante satisfatório, percebe-se que todo o procedimento demanda tempo e principalmente investimento financeiro. Além disso, o processo pós-operatório exige que o paciente tenha paciência e siga todas as recomendações do cirurgião.
Dessa forma, é mais prático e barato manter a saúde bucal em dia através da contratação de um convênio odontológico. Para isso, a Ideal Odonto está no mercado brasileiro há vinte anos, com o objetivo de cuidar adequadamente dos dentes dos usuários para que eles evitem procedimentos estéticos tão dispendiosos.