Dor de dente siso causa desconforto
Encontrar uma solução para amenizar a dor de dente siso pode ser uma tarefa nada fácil sem a orientação adequada de um profissional da área odontológica. Uma das queixas mais frequentes nos consultórios, a dor de dente siso pode acontecer por uma série de fatores, entre as mais comuns, estão o nascimento do dente e alguma cárie ou problema dentário que acomete os dentes do fim da boca.
A dor de dente siso pode ser o sinal de que alguma coisa não vai nada bem com a saúde bucal. Por ser localizado no fim da boca, muitas vezes a limpeza desse dente é prejudicada pela dificuldade de acessá-lo e fazer uma higiene eficiente. Esse fator auxilia no acúmulo de tártaro e placa bacteriana que podem levar a quadros de cárie dentária, gengivite e periodontite. Para checar se a limpeza dos dentes está sendo feita de forma correta e não há nenhum problema com a saúde bucal, é extremamente importante fazer consultas regulares ao dentista.
Aliviando dor de dente siso
Na infância quando um dente está nascendo o bebê tende a ter febre, se sentir desconfortável e chorar, mas por não saber se comunicar de forma eficiente, ele não pode transmitir ao certo todos os seus sentimentos. Esse desconforto pode ser comparado a dor de dente siso, quando o dente do juízo está nascendo.
Muitas vezes, a arcada dentária do paciente é fechada, ou seja, com pouco espaço para os dentes, fazendo com que o nascimento dos últimos dentes, em média, por volta dos 20 anos de idade, se torne difícil e resultando num processo de dor. Isso acontece porque o dente se movimenta para rasgar a gengiva e finalmente nascer, mas não encontra espaço para fazê-lo, causando dor, inchaço local e muito desconforto ao paciente.
Se a dor de dente siso não passar, é necessário procurar um odontologista para entender o que pode estar acontecendo com a saúde bucal. O profissional deverá fazer alguns procedimentos para entender o que se passa, como:
Avaliação inicial;
Checar histórico do paciente;
Exames de raio-x do dente siso;
Raio-x panorâmico de toda a arcada dentária para avaliar a posição interna dos dentes.
Assistência odontológica é imprescindível em casos de dor
A dor de dente siso pode ser o primeiro sinal de que a saúde bucal não anda bem, por isso, é fundamental fazer visitas periódicas ao odontologista, no mínimo, a cada seis meses.
Para quem não sabe onde e como encontrar um bom profissional, é possível contar com a infraestrutura de boas clínicas e de uma equipe qualificada por meio das clínicas parceiras da Ideal Odonto.