Dor de dente sensibilidade – Sintomas ou doenças?
Muitos pacientes que apresentam dor de dente sensibilidade têm dúvidas com relação ao seu quadro clínico, afinal, sentir os dentes doloridos é uma desordem ou sintoma de algo mais grave? De acordo com especialistas da área da odontologia, ambas as possibilidades podem ser verdadeiras, por isso, é necessário visitar o dentista para um diagnóstico preciso.
A sensibilidade pode ocorrer em decorrência do desgaste do esmalte dentário, que ao deixar exposta a dentina – a camada calcificada da dentição – provoca dor ao paciente quando este ingere alimentos muito quentes ou frios. Por isso, para essas pessoas, tomar um cafezinho ou morder um picolé pode ser uma verdadeira tortura.
Dor de dente sensibilidade – Problemas mais graves
Quando a dor de dente sensibilidade são causadas pelo quadro acima descrito, o tratamento é mais simples e pode ser efetivado por meio do uso de cremes dentais próprios para dentes sensíveis, que ajudam a prevenir a dor e ainda evitam cáries.
Porém, sentir dor de dente sensibilidade pode ser indício de um problema mais grave, como cáries e canal. Nesses casos, é imprescindível ir ao dentista para tratar, limpar, remover as partes danificadas da polpa dentária quando esta é afetada, e obturar os dentes tratados.
Outras desordens bucais que podem ter como sintomas a dor de dente sensibilidade são:
- Bruxismo: Também chamado de briquismo, trata-se do ranger involuntários dos dentes especialmente ao dormir. Ao exercer pressão constante sobre os dentes e maxilar, o paciente sofre com dor de cabeça, de dente e sensibilidade na mandíbula;
- Gengivite: Por sua proximidade, a gengivite pode ser facilmente confundida com dor de dente sensibilidade, porém ela apresenta sintomas muito particulares, como sangramentos e vermelhidão nos tecidos gengivais;
- Retração da gengiva: Ao se retrair, as raízes ficam expostas e isso pode causar dor de dente sensibilidade, especialmente ao comer. A retração é normalmente causada por problemas na gengiva e uso de próteses por longos períodos sem manutenção.
Mais saúde e menos dor
Para evitar e tratar as desordens mencionadas acima é preciso visitar o dentista regulamente e realizar os tratamentos necessários. Já para ter acesso aos melhores profissionais e clínicas, basta contar com os planos dentários da Ideal Odonto.
Há 20 anos cuidando da saúde bucal dos brasileiros, a Ideal Odonto atende todo território nacional e conta apenas com clínicas modernas e bem equipadas em sua grande rede credenciada, além de profissionais éticos e comprometidos com seus pacientes.