Causas da dor de dente canal
Nos casos em que a cárie chegou à polpa do dente, causando infecção, é necessário realizar a endodontia, comumente conhecida como tratamento de canal. Após o procedimento, é comum que o paciente relate sentir dor de dente canal, pois a agulha utilizada pode chegar à raiz, provocando maior sensibilidade na região.
Por outro lado, se a dor de dente canal não sumir em aproximadamente três semanas, o paciente deve marcar uma nova consulta com o dentista, pois pode ter ocorrido uma contaminação ou fratura no local.
Por que surge a dor de dente canal?
Geralmente a persistente dor de dente canal surge por algum dos seguintes motivos:
- Nova contaminação causada pela falta de obturação ou coroa na realização da endodontia;
- Fratura da coroa no dente;
- O procedimento realizado pelo dentista não eliminou todas as bactérias resistentes no canal.
Em grande parte desses casos, o paciente necessita realizar uma nova endodontia. Para isso, recomenda-se a contratação de convênios odontológicos, já que oferecem maior conforto, praticidade e economia ao cliente.
Na Ideal Odonto, o usuário pode fazer o tratamento de canal por meio do convênio mais completo da assistência, que é o Odonto Orto. Com esse plano, é possível realizar outros procedimentos bastante requisitados, como o tratamento de mau hálito e gengiva, extração de siso e pequenas cirurgias.
Como ocorre o tratamento de canal?
O procedimento de descontaminação do canal é bem comum e relativamente simples, podendo ser realizado na maioria dos consultórios odontológicos. Inicialmente, o dentista abre um buraco no dente com a cárie profunda, a partir da utilização de uma broca, e insere as limas (pequenas agulhas) para chegar até a raiz.
Ao alcançar a polpa infectada, o profissional a retira por meio da agulha, fazendo assim descontaminação e limpeza local. No final do procedimento, o dentista fecha o canal com um cimento odontológico à base de hidróxido de cálcio. Já para fechar o buraco, ele costuma utilizar a coroa de dente.
Por mais que seja simples, o ideal é prevenir a necessidade da endodontia. Para isso, o paciente deve higienizar adequadamente a boca todos os dias e realizar visitas semestrais ao dentista para fazer limpeza e avaliação geral.