Dor de canal dentário o que fazer?
Para manter a saúde bucal em bom estado, os cuidados básicos como escovação, fio dental e boa alimentação são essenciais, assim evita-se problemas sérios como cárie, mau hálito, gengivite e o mais doloroso, o canal.
O canal do dente é uma lesão sofrido por cárie ou por algum tipo de fratura, logo, as bactérias se proliferam e a polpa do dente fica inflamada, causando uma dor imensa que precisa de um alívio imediato. Para isso, alguns procedimentos primários são indicados, tais como:
- Colocar gelo no rosto para aliviar a dor;
- Água com sal e água morna para enxágue bucal;
- Mordidas em legumes como gengibre, maça ou batata, pois o frescor ajuda a aliviar a dor.
Quando procurar um médico para dor de canal dentário?
Feito os procedimentos primários e obtendo resultados negativos, a procura por um especialista é indispensável, pois ele fará todos os procedimentos para não apenas aliviar a dor, como também eliminá-la para que não volte mais.
Os procedimentos feitos por um especialista da saúde bucal envolvem radiografia, para verificar a raiz do problema, remoção do tecido infectado e obturação para preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa. A obturação para a dor de canal dentário é importante para evitar que o dente fique aberto fazendo com que haja proliferação de bactérias, causando assim, problemas maiores.
Alívio para dor
A importância com a higienização bucal é de extrema relevância para evitar problemas graves como o canal, por isso, é bom lembrar que uma escovação feita com cuidado e atenção, junto à alimentação balanceada e o uso do fio dental diariamente ajudam a preservar dentes bonitos e saudáveis, conservando boa saúde dental e estética, uma vez que a boca saudável é o cartão de entrada para estética da face.
Ademais, é indispensável à ida periodicamente a um dentista, porque ele fará todo procedimento indicado ao paciente, fazendo com que o tratamento da dor de canal dentário se torne um procedimento rápido e fácil, eliminando toda a dor e trazendo o bem-estar da saúde bucal à normalização necessária, desfrutando de alívio e conforto que uma boca saudável merece.