COMO TRATAR O DISCO ATM
Nosso corpo é composto de engrenagens complexas feitas por músculos, articulações entre outros componentes que são responsáveis por todos os movimentos corporais, mas, os mais complexos são os da face. A movimentação do disco ATM, faz parte das engrenagens faciais, juntamente com as articulações, acabam excedendo os movimentos necessários para o dia a dia, fazendo com que seja ocasionado o transtorno de atm, considerado um dos movimentos mais complexos entre as articulações da boca, que possibilita a fala, a mastigação e a respiração no ato de abrir e fechar a boca.
A articulação temporomandibular, no caso o disco ATM, é responsável pela ligação da mandíbula ao osso temporal do crânio, localizado na frente da orelha, o qual articula-se juntamente com a mandíbula nas laterais da cabeça. Por ser flexível, realiza movimentos para frente, para trás e para os lados, orientando a movimentação dos maxilares e a boca no ato de mastigar, deglutir e o de falar.
O disco ATM tem controle das articulações temporomandibular dos tendões, músculos, ligamentos e as cartilagens, todos responsáveis pelo controle da mastigação. Quando ocorre algo no posicionamento da mandíbula, acaba impossibilitando movimentos da articulação, ocorrendo a disfunção temporomandibular (DTM), um transtorno da ATM, que atinge muitas pessoas sem distinção de idade, sexo ou raça, mais frequência em mulheres em fase adulta.
OBSERVE OS SINTOMAS DO DISCO ATM
Sintomas do disco ATM como a de dor na hora de morder, abrir e bocejar completamente a boca:
Ranger dos dentes e dificuldades para falar e mastigar;
Mordida desalinhada;
Pressão por trás dos olhos e muita dor de cabeça;
Ocorre inchaço visível na lateral da face;
Ouve zumbidos e sente dores nos ouvidos.
As tensões frequentes na musculatura mandibular acarretam em transtornos do disco ATM como as malformações, traumas, doenças autoimunes e infecciosas nos processos inflamatórios.
CAUSAS DO DISCO ATM SÃO DIVERSAS:
Estresse e tensão são muito comuns;
O disco da mandíbula que no movimento ao deslizar não consegue voltar para a posição normal;
As contraturas mandibulares por uso excessivo da musculatura;
Pela calcificação dos ligamentos;
Bruxismo e briquismo ao ranger dos dentes;
Diversos tumores;
Traumas ocorridos na mandíbula;
A perda dos movimentos das articulações.
Na presença de sintomas do disco ATM, é aconselhável procurar um cirurgião dentista especializado para uma consulta e exames clínicos e radiográficos, para detectar as causas, que podem ser causadas por problemas articulares, musculares ou reumatológicos. Quando detectados, alguns casos são resolvidos com medicações analgésicas ou relaxantes musculares, ocorrendo a regressão espontânea do problema, nos demais casos diagnosticados, é necessário o uso urgente de aparelhos para o tratamento e posteriormente uma cirurgia.