Disco articular da atm pode sofrer com deslocamento
O rosto humano é formado por diferentes ossos e ligações de nervos e músculos que fazem com que a face execute de maneira eficiente as suas principais funções. Desse modo temos as articulações temporomandibulares, conhecidas popularmente por ATM e que tem a função principal de ligar o crânio e a mandíbula. Porém para que isso seja possível a ATM possui componentes como, a fossa mandibular, os ligamentos, o disco articular da atm, entre outros. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é o disco articular da atm.
O que é considerado disco articular da atm?
O disco articular da atm é uma espécie de estrutura óssea ovalada e fina, que situa-se entre a fossa mandibular e côndilo da mandíbula.
Esse disco articular da atm divide a articulação como parte superior e parte inferior. E isso acontece devido a sua face superior ser côncava-convexa demais para se ajustar ao tubérculo e a fossa da mandíbula, já a sua face inferior apresenta-se côncova demais para se ajustar ao côndilo da mandíbula.
O disco articular da atm divide-se em três tipos são eles:
Disco anterior: Esse tipo de disco articular localiza-se antes do processo condilar da mandíbula com a boca fechada;
Disco intermediário: Encontra-se localizado ao longo do tubérculo articular quando o indivíduo está com a boca fechada;
Disco posterior: Localiza-se superior ao processo condilar da mandíbula da boca fechada.
Qual o principal problema que o disco articular pode apresentar?
O principal problema relacionado ao disco articular da atm diz respeito ao deslocamento do disco da atm que acontece quando há uma relação fora do normal do disco articular com o tubérculo articular e a cabeça da mandíbula.
Normalmente, o disco articular da atm é deslocado anteriormente ou de maneira antero medialmente, no entanto é possível que haja deslocamentos mediais, laterais e posteriores do disco articular da atm.
Esse problema de deslocamento do disco articular da atm, na maioria das vezes apresenta sintomas, como:
- Dores na face;
- Dores na cervical;
- Enxaqueca;
- Estalos;
- Alterações estruturais ósseas;
- Limitação da abertura da boca.
A descoberta do deslocamento do disco articular da atm se dá por meio de consultas com o dentista que a partir da explanação dos sintomas do paciente, realiza exames como de ressonância magnética e assim indica o melhor tratamento para esse problema de deslocamento.
Sendo assim, a qualquer sinal que envolva um possível deslocamento ósseo facial, procure o mais rápido possível um dentista de confiança para que o problema no disco articular da atm seja resolvido logo no início do seu aparecimento.