O que fazer quando se tem um dente podre?
Notar um dente podre é sempre um momento tão constrangedor quanto desesperador, pois logo de imediato se tem a impressão de que ele pode cair, e assim agravar a saúde bucal, além é claro da questão estética, que fica totalmente prejudicada com o apodrecimento de um dente.
É importante lembrar que um dente podre não aparece do dia para a noite, há um período de alguns meses no mínimo que pode levar ao agravamento do quadro, portanto, vale ressaltar que realizar um acompanhamento odontológico periodicamente é fundamental para evitar esse incômodo. Porém, se o problema já apareceu, procure imediatamente por um profissional da odontologia e não recorra a automedicação, nem apele para soluções caseiras, muito menos tente extrair o dente podre por conta própria sem o auxílio de um especialista.
Dente podre: causas e prevenção
O dente podre pode ter diversas origens, porém, sua prevenção é simples e consiste em consultas odontológicas frequentes somada a higiene básica adequada baseada em escovação no mínimo três vezes ao dia e uso de fio dental diariamente, além é claro de evitar o tabagismo e o álcool.
Quanto as causas, veja o que pode provocar o apodrecimento de um dente:
- A ingestão em excesso de alimentos ricos em açúcar pode alterar o ph da saliva, que por sua vez se torna ácida e ajuda a abrir cavidades dentárias, propiciando condições ideais para a criação e proliferação de bactérias que destroem os dentes;
- Negligência de higienização, como escovação malfeita ou insuficiente, ausência de fio dental e enxaguante bucal, assim como não realizar uma limpeza profissional com frequência, é bastante prejudicial;
- O uso excessivo de cigarro, bebida alcoólica e de antibióticos sem o acompanhamento odontológico podem provocar o apodrecimento dos dentes.
Há solução para o problema
O dente podre não está condenado em todos os casos, há situações em que uma restauração ou um outro tratamento pode ser eficaz para recuperá-lo. Por isso, conte com um convênio odontológico de qualidade como o da Ideal Odonto para fazer um acompanhamento desde a infância e assim evitar problemas no futuro como dente podre ou até mesmo a perda de um ou mais dentes.