Saiba se o dente infeccionado pode ser extraído
Quando uma cárie não é tratada no estágio inicial, ela pode alcançar o canal do dente e causar infecção. Nesse caso, geralmente recomenda-se a endodontia (tratamento de canal). Entretanto, em estágios mais avançados, os pacientes costumam se perguntar se o dente infeccionado pode ser extraído.
Ao possuir uma infecção dental, o paciente pode sentir dor de dente intensa e buscar tratamento apenas para o incômodo. Por outro lado, torna-se necessário tratar a causa dele. Em muitos casos, o dente infeccionado pode ser extraído e, dessa forma, eliminar a infecção e a dor de dente.
O dente infeccionado pode ser extraído?
Existe um mito de que o dente que sofreu infecção não deve ser removido, porém, diversos especialistas afirmam que o dente infeccionado pode ser extraído com alguns cuidados específicos.
Uma hora antes da cirurgia, recomenda-se fazer uso de antibióticos para depois remover o dente. Já nos casos mais graves, primeiro o dentista realiza uma drenagem para eliminar o pus e depois faz a extração.
Causas do dente infeccionado
Geralmente, as causas mais comuns que aparecem nos pacientes com dente infeccionado são:
- Cárie;
- Tratamento de canal não concluído;
- Coroa mal posicionada;
- Dentes quebrados;
- Problemas gengivais, como gengivite e periodontite;
- Nascimento do dente, como o siso;
- Pedaços de raízes não eliminados após uma extração;
- Dentes danificados por dentro.
No geral, o paciente ainda pode relatar sintomas incômodos devido ao dente infeccionado, como inchaço na região dolorida e mau hálito. Por isso, ao desconfiar de infecção dentária, ele deve imediatamente se consultar com um profissional da área para que possa investigar o caso.
Para isso, recomenda-se contratar um plano odontológico, como algum dos convênios oferecidos pela Ideal Odonto. Com eles, o cliente pode ir à urgência e emergência para dar início aos casos de infecção de forma mais rápida. Além disso, os planos da Ideal Odonto possuem cobertura de vários procedimentos odontológicos essenciais, como o tratamento de canal, extração de dentes e pequenas cirurgias.
Dessa forma, o cliente com dente infeccionado pode ser extraído com maior comodidade e eficiência por meio dos planos oferecidos pela Ideal Odonto.