Verdades e mentiras sobre o dente do juízo
O dente do juízo é cientificamente chamado de terceiro molar ou siso e, é o último a despontar na arcada dentária. Normalmente, ele surge entre 15 e 20 anos de idade e ocupa as últimas posições das fileiras superior e inferior de dentes. O apelido ‘dente do juízo’ é devido ao fato do siso nascer apenas quando o indivíduo está entrando na fase adulta.
Desmistificando o dente do juízo
Apesar de ser um fenômeno que ocorre naturalmente no organismo humano, o dente do juízo causa muitas dúvidas e é cercado por mitos que confundem os pacientes. Por isso, foram separadas algumas informações importantes e algumas curiosidades sobre ele.
- Todos precisam arrancar o dente do juízo? Não, o siso só deve ser extraído quando causa problemas ao paciente. Há casos, por exemplo, em que não há espaço suficiente na arcada dentária, o que pode causar dor e o desalinhamento dos outros dentes, pois ao nascer, o terceiro molar empurra os demais. Também pode acontecer de as raízes do siso tocarem as terminações nervosas dos outros molares, acarretando em inflamações e num futuro tratamento de canal. Logo, apenas quando o dente do juízo causa problemas, ele deve ser removido.
- Por que é comum ter problemas com o siso? Todos conhecem ao menos uma pessoa que arrancou o siso, este é um procedimento comum para solucionar problemas recorrentes com o nascimento do terceiro molar, porém nem sempre foi assim. Há alguns séculos, o dente do juízo era uma verdadeira dádiva. No passado, quando a odontologia apenas engatinhava, as pessoas perdiam os dentes muito cedo e o despontar de mais quatro dentes na fase adulta era, de fato, muito desejado. Hoje, o comum é chegar a essa fase com todos os dentes e, às vezes, não há espaço para o siso.
- Todas as pessoas têm os quatro sisos? Não, todos os quadros podem ser encontrados: pessoas com apenas um, dois, três, todos ou nenhum siso, isso varia de paciente para paciente. O mesmo vale para a extração, pois nem sempre é preciso arrancar os quatro terceiros molares. Uma curiosidade: Já foram registrados casos de bebês que nasceram sem a estrutura do dente do siso. Este fenômeno pode ser explicado pelo evolucionismo de Darwin: por perder sua função, o siso está desaparecendo em algumas gerações. A evolução é contínua.
- Os animais têm dente do juízo? Sim, algumas espécies animais também o têm, como a girafa, que possui 32 dentes, contando com os terceiros molares. Mesmo os ancestrais humanos, hominídeos, tinham o siso, mas eles eram até quatro vezes maiores do que do homo sapiens, a espécie humana atual.
Mais bem-estar e tranquilidade
Para não ter problemas durante o nascimento do dente do juízo e ser acompanhado por profissionais qualificados, a melhor alternativa é contar com os planos odontológicos da Ideal Odonto.
Afinal, os segurados da Ideal Odonto têm direito a consultas, exames, cirurgias e tratamentos junto a dentistas e cirurgiões experientes e verdadeiramente voltados ao bem-estar dos pacientes, além de clínicas mais modernas.