Motivos para assinar um convênio dental
Você já pensou em ter um convênio dental? Muita gente acha que possuir um seguro desses é apenas para os mais ricos, entretanto, os planos odontológicos, comparados aos planos de saúde por exemplo, oferecem em sua rede os serviços mais procurados pelos pacientes, mesmo nos pacotes mais básicos e baratos.
Entretanto, antes de assinar um convênio dental é necessário bastante consideração e planejamento. Algumas empresas oferecem cobertura nacional e outros não, enquanto alguns seguros possuem alguns profissionais que não atendem sobre outras empresas. Para isso, sempre preste bastante atenção quando estiver para fechar um negócio desses. Se você já possuir algum dentista de sua confiança, procure sob quais planos ele atende.
Convênio dental: recomendações e serviços
O primeiro passo antes de tomar qualquer decisão é olhar para o seu orçamento. Cheque em suas finanças se há espaço para um convênio dental, afinal, a intenção é que você não tenha que se preocupar com eventuais emergências, e não te trazer mais problemas. Dependendo da sua necessidade, verifique se a empresa que você está interessado aceita dependentes, ou se há cobertura para funcionários caso seja dono de uma empresa.
Um convênio dental pode ser visto como um investimento na sua saúde bucal. Com ele, fica mais fácil visitar o dentista com frequência, diminuindo suas chances de ter que fazer um tratamento emergencial. Surpresas sempre podem ocorrer, mas com um plano odontológico elas serão mais raras.
Existem planos mais caros e outros mais simples, mas a maioria deles oferece estes serviços em todas as coberturas:
- Consultas emergenciais;
- Exames;
- Limpezas;
- Extração de dente;
- Obturação.
Cuidados com um seguro odontológico
Um plano convênio dental, assim como um plano de saúde, exige um período de carência. É um período de tempo em que você deve esperar para usufruir de algum produto ou serviço oferecido na cobertura, após a assinatura ou confirmação de pagamento. A carência é variável, podendo ser desde um dia para consultas em geral quanto até 180 dias para cobertura de prótese dentária. Entretanto, essas condições costumam mudar entre as empresas, portanto, pesquise muito bem os períodos de carência de cada seguradora.