Lutando contra mau hálito
Também conhecido como halitose, o mau hálito acontece quando a boca passa a exalar um odor bastante desagradável. Esse cheiro pode ser sentido tanto por quem tem quanto por quem está ao lado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população de todo o mundo sofre com ele.
Geralmente causado por falta de bons hábitos de higiene bucal, a halitose também pode ter outras origens que é importante se descobrir para lutar contra mau hálito.
O mau hálito e suas causas
-
Cárie e gengivite: desenvolvidas em decorrência da falta de higiene bucal, essas doenças são as principais causas do mau hálito. Para combatê-las, utilize o trio escova-fio dental-enxaguante bucal após as principais refeições, sempre! São ótimas ferramentas na luta contra mau hálito;
-
Doenças no aparelho digestivo: gastrite, úlcera e refluxo gastrointestinal também podem causar halitose. Isso pode acontecer por alguns fatores, entre eles a falta de apetite. Ao não sentir fome, a pessoa passa muito tempo sem se alimentar.
Dessa forma, o nível de açúcar no sangue cai e o organismo tem de queimar ácidos graxos para continuar funcionando adequadamente;
-
Restos de alimentos e bactérias acumulados na gargante também podem causar mau hálito. Esse acúmulo residual é perceptível a olho nu, parecendo pequenas bolinhas de queijo presas à garganta.
Costuma ser mais frequente em situações de resfriados e sinusite por haver mais produção de muco, que fica preso nas reentrâncias das amígdalas.
Como evitar
Se a origem da halitose for estomacal ou resultado de resfriados ou sinusite, o mais indicado é procurar um médico especializado nessas áreas para combater o problema.
Porém, há casos em que algumas medidas tomadas podem combatê-lo definitivamente:
-
Evite ficar longos períodos sem se alimentar;
-
Após as principais refeições, escove bem os dentes. Use escova de cerdas macias, fio dental e enxaguante bucal. O trio ajuda a se livrar dos restos de alimentos e bactérias;
-
A saliva funciona como um antisséptico natural. Por isso, beba bastante água ao longo do dia para não deixar a boca seca;
-
Diminua o consumo de alimentos ricos em enxofre, como o repolho. Se não forem bem metabolizados pelo organismo, eles podem eliminar parte do gás formado através da expiração, exalando o mau hálito;
-
Visite seu dentista com regularidade. Além de acompanhar sua saúde bucal de perto, ele pode perceber o princípio de alguns problemas, como cárie e tártaro dentário.
Indo ao dentista
Assim como qualquer especialidade médica, ir ao dentista com frequência é a melhor forma de garantir que você se mantenha saudável e vá contra mau hálito.
Com a Ideal Odonto, você encontra os profissionais mais capacitados para cuidar da saúde de sua boca. No plano Odonto Orto, além de ter um atendimento completo com ortodontistas, você tem um tratamento exclusivo contra mau hálito.