Os benefícios de uma consulta odontológica
Qual foi a última vez que você foi a uma consulta odontológica? É normal não saber responder essa pergunta, visto que muita gente acaba de se esquecendo de buscar auxílio profissional para cuidar dos dentes. Apesar de ser comum, ficar longe do consultório só lhe tará problemas, visto que muitas vezes não conseguimos limpar todas as áreas da boca sem a ajuda de um dentista.
É recomendado que você marque uma consulta odontológica pelo menos uma vez a cada seis meses. Além da higienização completa, um dentista é capaz de lhe examinar e oferecer diagnóstico de qualquer problema que ele detecte em sua boca. Ficar de olho em sintomas pode prevenir você de muita dor de dente.
Consulta odontológica: identificando e tratando problemas
Estar sempre em contato com um dentista faz bem para a saúde bucal pois evita que as bactérias se acumulem na sua boca. A placa bacteriana se instala nos dentes logo após as refeições, o que exige cuidados higiênicos constantes para que seus dentes estejam sempre limpos e livres desses micro-organismos.
O acúmulo excessivo de bactérias pode levar ao tártaro, à cáries e em quadros mais graves pode se desenvolver infecções. Além da consulta odontológica, você precisa cuidar dos seus dentes em casa, para evitar este tipo de problema. Alguns dos cuidados exigidos para uma boa higiene bucal são:
- Escovar os dentes três vezes ao dia;
- Uso diário de fio ou fita dental;
- Enxaguar a boca com antisséptico bucal após escovações;
- Evitar consumo excessivo de alimentos açucarados.
Como manter a consulta odontológica em dia
A forma que oferece mais facilidade em cuidar bem dos dentes é a adesão a um convênio odontológico. Mesmo os planos mais básicos oferecem os serviços mais procurados pelas pessoas, além da consulta odontológica, tais como limpezas completas, exames, extração de dente e obturações.
Além disso, pense num plano dental como um investimento. Pagando as mensalidades ao mês sai mais barato do que consultas particulares a cada seis meses. A economia é ainda mais significativa se considerarmos uma emergência, afinal, os tratamentos desse tipo são muito caros. Nesse sentido, quem está sob cobertura odontológica pode ficar bem mais tranquilo.