O que é cirurgia de correção do maxilar inferior?
A cirurgia de correção do maxilar inferior, também conhecida como cirurgia ortognática, é indicada para corrigir desarranjos faciais e da mordida, tais como alteração do crescimento ósseo do maxilar, fechamento inadequado na mordida, o que pode causar problemas como desgaste dentário. Problemas na articulação maxilar podem causar dores de cabeça e ouvido.
Outro motivo para a realização deste procedimento é o alinhamento do formato do rosto, visto que em certos casos, transtornos no maxilar inferior, pode causar assimetria na face, o que pode causar problemas de autoestima, que prejudicam a vida de muitas pessoas. A cirurgia de correção do maxilar inferior, traz inúmeros benefícios, e vem evoluindo a cada dia, se tornando cada vez mais simples, segura e menos agressiva, porém requer cuidados específicos que só podem ser passada por profissionais.
Conhecendo a cirurgia de correção do maxilar inferior
Este processo cirúrgico tem duração estimada de duas a quatro horas, varia de acordo com o paciente e suas necessidades, que podem ser moderadas a situações mais complicadas. A cirurgia consiste em posicionar corretamente as bases ósseas do maxilar, podendo ser realizada com o intuito de aumentar ou diminuir para que o encaixe seja perfeito.
Existem alguns tipos de procedimentos para a realização da cirurgia de correção do maxilar inferior, podendo ser realizada de maneira horizontal, vertical ou transversal, de acordo com o problema apresentado no paciente, que diferem entre sim. Alguns motivos para a procura pela cirurgia de correção do maxilar inferior são:
- Correção de retração de gengiva;
- Assimetria da mordida, evitando o desgaste dentário;
- Aumento do queixo;
- Falta de simetria da face (questão estética).
São várias as causas que podem levar uma pessoa a procurar a cirurgia de correção do maxilar inferior, mas apenas o profissional pode determinar se é viável e necessária a realização deste procedimento, e indicar como será esta cirurgia, bem como as ações que os pacientes devem seguir antes e após a cirurgia, para que seja bem sucedida.
Benefícios e recuperação da cirurgia de correção do maxilar inferior
Como visto, os benefícios obtidos por este processo são muitos, pois além de trazer uma melhora na autoestima, cuidando da parte estética do paciente, também traz benefícios para a saúde e bem estar, como o encaixe perfeito da arcada dentária, trazendo benefícios à mastigação, que é fundamental para a alimentação, melhora a respiração, elimina dores de cabeça, ouvido e boca, dentre outros vantagens.
É preciso contar com uma equipe especializada e de confiança para a realização da cirurgia de correção do maxilar inferior, para que a pessoa se sinta a vontade e principalmente, segura com o procedimento que vai aumentar sua qualidade de vida.