O buraco na gengiva proveniente da periodontite
Prezar por uma boa saúde bucal é prevenir os mais diferentes tipos de problemas bucais. A saúde bucal é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo e quando não está alinhada, pode trazer problemas como perda dentária, buraco na gengiva, halitose, entre outros. O buraco na gengiva é um exemplo de problema vinda da periodontite. Continue a leitura e saiba mais sobre o buraco na gengiva.
O que é a periodontite que causa buraco na gengiva?
A periodontite é uma forma de gengivite que teve sua evolução muito rápida, ou seja, na periodontite temos a gengivite que não foi tratada de maneira correta e imediata.
Em linhas gerais, a periodontite é uma inflamação das gengivas que afeta o periodonto, onde estão localizados todos os tecidos que apoiam e envolvem os dentes, inclusive as gengivas, os ossos da boca e o ligamento periodontal.
Quais as causas da periodontite?
As causas da periodontite, assim como, nos mais diversos problemas bucais é proveniente de uma má higiene bucal baseada no déficit no uso de fio dental, enxaguante bucal e limpeza correta de dentes, interno de bochechas e língua.
Quando não há uma boa higiene bucal as bactérias presentes na boca e a placa bacteriana acumulada começam a atacar a gengiva e os tecidos que circundam os ossos e os dentes. Nesse ataque, há uma liberação muito forte de toxinas que fazem com que o corpo responda por meio de um processo inflamatório que resulta na periodontite, que pode causar buraco na gengiva.
No momento em que a periodontite avança para o nível de fazer buraco na gengiva, ela acaba se tornando um local de acúmulo de resíduos alimentares, placas e bactérias o que agrava e muito o estado da doença periodontal, podendo levar inclusive a perda dentária devido a existência desse buraco na gengiva.
Quais os sintomas da periodontite que pode causar buraco na gengiva?
Os principais sintomas da doença periodontal que pode ocasionar em buraco na gengiva, são os seguintes:
- Sangramento gengival;
- Gengivas inchadas e muito vermelhas;
- Sensibilidade gengival;
- Mau hálito constante;
- Gengivas retraídas que dão um aspecto de dente mais alongado;
- Pus entre os dentes e a gengiva;
- Dentes amolecidos.
Como prevenir o buraco na gengiva proveniente da periodontite?
A prevenção do aparecimento de buraco na gengiva nos casos de periodontite deve ser feita a partir das consultas regulares ao dentista, no mínimo, duas vezes ao ano. Essas consultas servem exatamente para prevenir os casos de buraco na gengiva, uma vez que esse tipo de problema acontece quando há um nível extremamente avançado de periodontite.
Por isso há qualquer sinal de uma possível periodontite, não pense duas vezes e procure o dentista mais próximo a fim de evitar maiores complicações como a perda dentária e o buraco na gengiva.