Bruxismo como tratar esse transtorno
O bruxismo não é considerado uma doença, mas um transtorno parafuncional, ou seja, são realizados movimentos involuntários, inconscientes, que em virtude de sua repetição terminam por gerar sintomas desagradáveis aos pacientes. Porém, se perguntam os pacientes que sofrem de bruxismo como tratar um hábito feito de maneira involuntária?
Apesar da pertinência do questionamento, a pergunta correta sobre o bruxismo como tratar um problema sem antes eliminar suas causas? Por isso, a visita ao dentista é imprescindível para intervir no problema e encontrar soluções para que o constante ranger de dentes seja evitado, bem como os danos causados a eles e ao maxilar.
Bruxismo como tratar e resolver esse problema
Como apontado, é preciso investigar as causas do bruxismo e, muitas vezes, realizar tratamentos que envolvem a ação de diferentes profissionais da saúde, como dentistas, psicólogos e terapeutas, além da adoção de hábitos mais saudáveis pelo paciente.
Ademais, é necessário salientar que esse transtorno pode aparecer em qualquer fase da vida, mas deve-se salientar que há diferenças quanto ao bruxismo como tratar adultos e crianças, pois, em geral, suas causas são diferentes no público infanto-juvenil.
Conheça os tratamentos e procedimentos mais comumente aplicados para amenizar o bruxismo e seus sintomas:
- Bruxismo como tratar no consultório do dentista
O constante ranger de dentes provoca danos à estrutura dentária, além de dores de cabeça devido à pressão nos maxilares. A fim de reduzi-los, o dentista confecciona um placa de silicone sob medida para o paciente. Esta deve ser usada principalmente ao dormir.
Em crianças, o bruxismo é causado com frequência não por tensão, mas por problemas dentários, como cáries e gengivite. O apertar de mandíbula nada mais é do que uma reação involuntária ao desconforto. A consulta com o dentista é fundamental para sanar o problema.
- Bruxismo como tratar em casa
Para evitar sobrecarregar ainda mais o maxilar, recomenda-se preferir alimentos macios e aumentar o consumo de água. Ademais, é válido reorganizar a rotina para evitar momentos constantes de estresse e tensão, que podem desencadear o bruxismo.
- Bruxismo como tratar com terapia
Consultas com psicólogos são válidas para aprender a lidar e extravasar mais a tensão que pode motivar o bruxismo. A prática de atividades físicas, relaxamento e meditação também trazem bons resultados.
Atendimento odontológico de qualidade
Os dentes são os maiores prejudicados pelo bruxismo, por isso seu tratamento é de suma importância e para contar com os melhores profissionais, a escolha mais acertada é a Ideal Odonto.
Com mais de 20 anos de experiência, a Ideal Odonto atende pacientes em todo Brasil e possui ampla rede credenciada dotada de profissionais éticos e sempre preocupados com o bem-estar dos pacientes.