Saiba mais sobre assistência odontológica
Você já pensou em obter assistência odontológica? Caso a resposta seja "não", saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade. Em oposição aos planos de saúde, um convênio dental oferece os tratamentos mais procurados e necessários para uma boa saúde bucal mesmo nos planos mais básicos.
Além disso, existem tipos de assistência odontológica que oferecem cobertura para tratamentos bastante sofisticados, tais como clareamento dental e prótese dentária. O mais importante ao considerar um seguro desse tipo é ver quais pacotes se adequam melhor a você, visto que existem muitas empresas oferecendo planos com cobertura para o país inteiro.
Recomendações ao assinar uma assistência odontológica
O primeiro passo antes de aderir a uma assistência odontológica é olhar para as suas finanças. Verifique se em seu orçamento há espaço para encaixar um convênio desse tipo. Importante lembrar que alguns planos oferecem possibilidade de inclusão de dependentes, e até mesmo seguradoras que oferecem cobertura para empresas e funcionários.
A assistência odontológica pode ser vista como um investimento, afinal os tratamentos no consultório do dentista geralmente são muito mais caros que a soma de meses de mensalidade, mesmo nos planos mais básicos. Estar sob cobertura significa que você não terá que se preocupar em conseguir dinheiro para um tratamento de emergência, pois além de poder cuidar melhor dos dentes, estará mais seguro para eventuais surpresas.
Existem diferentes pacotes de serviços, entretanto, alguns tratamentos são oferecidos em quase todos eles. Alguns deles são:
- Consultas e exames;
- Limpeza completa;
- Extração de dente;
- Obturação.
Cuidados com a carência
A carência numa assistência odontológica funciona da mesma forma que num plano de saúde. É um período que se deve esperar para utilizar algum dos serviços contratados, após a confirmação de pagamento ou assinatura do contrato. A carência varia de acordo com o serviço em questão, existem empresas que oferecem apenas 24 horas de espera para marcar uma consulta, enquanto tratamentos mais especializados demandam mais tempo. Uma prótese dentária, por exemplo, é o serviço que exige maior tempo de carência entre os convênios, são 180 dias em média. Entretanto, consulte as condições de uma empresa antes de tomar decisões.