Tudo sobre o aparelho transparente
A partir da eficiência tecnológica introduzida na ortodontia atualmente, existem outros tipos de aparelhos ortodônticos além do fixo metálico. Ainda que seja o mais barato, o aparelho com bráquetes metálicos não é o preferido para quem deseja mais discrição no uso do tratamento ortodôntico. Para isso, a melhor escolha pode ser o aparelho transparente, também chamado de aparelho invisível.
Por não ser fixo, o aparelho transparente é facilmente removível, facilitando bastante na hora da higienização. Além disso, por ser feito de acetato transparente, o aparelho é quase imperceptível, sendo considerado um dos tipos mais discretos de tratamento ortodôntico.
Vantagens do aparelho transparente
Especialistas indicam que os casos de desalinhamento grave geralmente não podem ser tratados com aparelho transparente, que é considerado uma modalidade mais voltada para casos simples. Pessoas com dentes bastante tortos ou desalinhamento grave de mordida, devem utilizar tratamentos ortodônticos mais brutos, como o aparelho fixo. Entretanto, quem pode usar o aparelho transparente notará as seguintes vantagens:
- Praticidade para tirar, colocar e limpar o aparelho;
- Conforto durante todo o tratamento;
- Aparelho extremamente sutil, não interferindo na aparência facial.
Diferenças entre aparelho transparente e aparelho estético
Quando se fala em aparelho estético ou transparente, comumente as pessoas acham que se trata do mesmo tipo de aparelho. Entretanto, ambos possuem diferenças específicas:
- Aparelho fixo estético: esse tipo é muito parecido com o aparelho fixo metálico, mas a diferença é que os bráquetes são feitos de materiais como porcelana, policarbonato ou safira. Por isso, o aparelho estético é mais discreto que o metálico, servindo também para casos graves e simples de desalinhamento.
- Aparelho transparente: esse tipo é uma moldeira de acetato transparente muito semelhante à placa de bruxismo, porém é mais fina que essa placa. Após o aparelho lingual, o aparelho transparente é considerado o mais sutil dos tratamentos ortodônticos.
Na consulta com o dentista, o paciente pode tirar todas as dúvidas e decidir em conjunto com o profissional qual tratamento ortodôntico utilizar. De qualquer forma, certamente o aparelho escolhido trará benefícios estéticos e funcionais, como a melhoria nas atividades de mastigação, fala, e respiração, a possibilidade de eliminar dores de cabeça causadas pelo desalinhamento dos dentes e diminuir a propensão de problemas bucais causados pelo acúmulo de bactérias em dentes tortos.
Com o objetivo de facilitar a vida do cliente, atualmente existem convênios odontológicos que cobrem o ramo da ortodontia. Nesse caso, a Ideal Odonto possui o plano Odonto Orto, que inclui todo o tratamento ortodôntico e outros tratamento como gengiva, mau hálito e canal.