Aparelho ortodôntico interno
O aparelho ortodôntico interno, também chamado de lingual, é semelhante ao aparelho fixo metálico, mas inserido atrás dos dentes. Por isso, torna-se a opção mais discreta entre todos os tratamentos ortodônticos. Por outro lado, o aparelho ortodôntico interno só pode ser utilizado em casos fáceis e de curta duração.
Além disso, o aparelho ortodôntico interno pode custar até quatro vezes mais do que o aparelho fixo metálico. Portanto, o tratamento oferece um enorme benefício estético, mas também possui alguns prejuízos. Cabem ao dentista e ao paciente avaliarem a possibilidade de uso desse tipo de tratamento ortodôntico.
Vantagens do aparelho ortodôntico interno
Para quem está procurando opções de tratamentos ortodônticos, é importante avaliar todos os tipos, levando em consideração os seus prós e contras. Dentre as vantagens do aparelho ortodôntico interno, destacam-se:
- Não compromete a aparência do sorriso durante o tratamento;
- Evita machucados na boca que poderiam ser ocasionados pelo choque dos bráquetes com os lábios;
- Pode ser feito o clareamento dental enquanto utiliza o aparelho ortodôntico interno;
- Não interfere na harmonia facial do paciente;
- Não necessita de remoção dos bráquetes em situações como casamento e formatura;
- Não projeta os lábios para frente;
- Não interfere na autoestima;
- Torna-se mais fácil ver a evolução do alinhamento dos dentes.
Convênios odontológicos e aparelhos ortodônticos
Geralmente, o aparelho ortodôntico interno não possui cobertura em convênios odontológicos. Por outro lado, os clientes podem conseguir assistências odontológicas que cubram os tipos de aparelhos mais comuns.
Na Ideal Odonto, por exemplo, o plano Odonto Orto é a modalidade da assistência que cobre o ramo da ortodontia. Dessa forma, o usuário consegue realizar tanto a colocação quanto a remoção de aparelho ortodôntico.
Além disso, esse tipo de convênio odontológico é o mais completo oferecido pela Ideal Odonto. Ele ainda arca com outros procedimentos odontológicos muito solicitados, como a limpeza, tratamento de gengiva, mau hálito e canal, urgência e emergência, extração de sisos e pequenas cirurgias.
Dessa forma, a partir de um ótimo custo-benefício, o usuário consegue manter em dia a saúde bucal a partir da praticidade e eficiência do acesso em relação aos cuidados essenciais com os dentes.