Saiba mais sobre aparelho ortodôntico
Quem nunca morreu de vergonha por ter que usar um aparelho ortodôntico? Este instrumento costuma ser utilizado majoritariamente em adolescentes, para corrigir problemas na oclusão dos dentes permanentes e na mordida, mas muita gente só relaciona ele com o apelido de "sorriso metálico" por causa da estrutura feita de metal nos mais tradicionais.
Apesar disso, o aparelho ortodôntico se modernizou bastante e hoje apresenta soluções que agradam até os mais tímidos e constrangidos pela aparência dele. Existem aparelhos de cores mais semelhantes aos dentes ou até transparentes e discretos, que são quase imperceptíveis à primeira vista.
Como funciona um aparelho ortodôntico
Tanto nos fixos como nos móveis, o aparelho ortodôntico convencional funciona do mesmo jeito. São estruturas denominadas bráquetes que se conectam a arcos, parecidos com arames, através de borrachinhas. Os arcos exercem a tensão nos dentes, de forma que eles lentamente se posicionem da forma correta. Nos fixos, os bráquetes são colados em cada dente com resina.
Existem tipos especiais de aparelho ortodôntico denominados estéticos, em que os bráquetes são feitos de porcelana ou safira. Estes materiais são mais semelhantes ao tom de cor dos dentes, possibilitando uma aparência mais "camuflada" dele. Também há o tipo auto-ligável, que conecta diretamente os bráquetes aos arcos, sem precisar das borrachinhas.
Cuidando da sua boca com aparelho
Você precisa de muita atenção na hora de higienizar seus dentes durante o tratamento com o aparelho. Isso porque muitos resíduos de alimentos ficam presos nele, e podem atrair bactérias caso não sejam limpos corretamente. Alguns cuidados são:
- Escovar os dentes três vezes ao dia, com muita atenção às escovações após as refeições;
- Higienizar o céu da boca, também conhecido como palato;
- Usar fita ou fio dental diariamente;
- Evitar alimentos excessivamente açucarados ou desfiados.
Além disso, fique sempre atento ao cronograma de visitas ao dentista. Você deverá ir periodicamente ao consultório para manutenção do aparelho, para regular os arcos e trocar as borrachinhas, caso o seu tipo de aparelho ortodôntico precise delas. O dentista também poderá auxiliar a limpar corretamente o aparelho, eliminando as chances de infecções e contaminação dos dentes.