Saiba mais sobre aparelho de dente preto
Usar aparelho pode incomodar bastante, principalmente por causa da sua aparência. Por isso, optar por um aparelho de dente preto pode ser uma escolha para os que estão interessados em combinar o vestuário com a cor do aparelho. As cores dos aparelhos, nos modelos mais convencionais, são proporcionadas pelas borrachinhas que conectam os arcos e os bráquetes.
Um aparelho de dente preto pode ajudar na sua auto-estima, afinal, muita gente precisa usar o aparelho para corrigir problemas no posicionamento dos dentes e da mordida. Já que você terá que se submeter a isso, faça dele uma experiência esteticamente proveitosa, escolhendo a cor com que se sente mais confortável.
Como funciona o aparelho de dente preto e outros tipos
O aparelho de dente preto está entre os tipos mais convencionais de aparelho, e pode ser do tipo fixo ou móvel. Ele funciona com bráquetes, uma estrutura destinada a cada dente no tratamento, que são conectadas pelas borrachinhas e aos arcos de metal, que são responsáveis por exercer a tensão nos dentes para lentamente colocá-los na posição correta.
Além do aparelho de dente preto, existem outros tipos que possuem finalidade estética, mas para que fiquem mais camuflados na boca dos pacientes. São os aparelhos de safira e porcelana, que possuem bráquetes das cores dos dentes e translúcidos, respectivamente. Também existem os aparelhos auto-ligáveis, que dispensam as borrachinhas para conexão entre bráquetes e arcos, e são mais discretos.
Cuidando do seu aparelho e dos seus dentes
O aparelho de dente preto só obterá os melhores resultados se receber os cuidados de higiene bucal apropriados. Você irá bastante ao dentista durante os meses de tratamento, mas deverá conservar alguns desses hábitos em casa, são eles:
- Escovar os dentes três vezes ao dia;
- Evitar alimentos desfiados, pegajosos ou excessivamente açucarados;
- Higienizar o aparelho após cada refeição;
- Usar fio dental diariamente;
- Prestar atenção na limpeza do céu da boca.
Um detalhe muito importante é sempre procurar o dentista para reparos no aparelho. Caso ele se solte ou rompa, não tente consertar sozinho. Você pode danificá-lo permanentemente e até se machucar.